11 de jan. de 2010

CDJ 2000 Pionner, Enjoy!!!


Uma vez mais, os japoneses da Pioneer provam que são melhores. Quando foi lançado (em 2001) o CDJ-1000 causou furor, pois foi um dos primeiros CD players a emular pick-ups de vinil utilizando-se apenas de CDs. Depois vierem as evoluções: MK2 e por último o MK3 que passou a ler mp3 e possui alguns ajustes melhores de pitch-bend, brake e start. Neste meio tempo, a Pioneer lançou seu modelo de entrada (CDJ 200), descontinuou (graças a Deus!) o “cemzinho”, e depois lançou um ótimo modelo intermediário: o CDJ 400. Com isso, o “oitocentos” meio que perdeu o “significado”.

Também nesse meio tempo, a concorrência mais próxima (leia-se Technics e Numark), tentou lançar algo que pudesse se aproximar do CDJ 1000, que se tornou hegemônico no mundo todo. Mas ambas as tentativas (Numark CDX e Technics SL- DZ 1200), mostraram-se inferiores e mais complicadas de operar. Mas o tempo foi passando, e o “MIL” começou a mostrar sinais de cansaço.

Então foi lançado o CDJ 2000!

De cara, o que mais chama a atenção no modelo, é o enorme display de LCD (que parece com DVJ da mesma marca). Esta tela é capaz de exibir informações da música, das capas dos álbuns, dados do arquivo (wave ou MP3) etc. Além disso, o CDJ-2000 traz inúmeros avanços em relação ao seu “pai” (o “milzão”): lê arquivos de MP3, AAC, WAV e AIFF, de mídias como CDs, USB e de DVDs e cartões de SD.

Para facilitar a vida do DJ, o CDJ-2000 traz um software chamado Rekordbox™, que se trata de um programa que organiza e cataloga toda a relação de músicas do DJ. Quando as músicas são importadas da mídia para o Rekordbox™, o programa analisa cada arquivo e os prepara para o uso. Dentre outras, as “chaves” mais importantes do Rekordbox™ são: análise de BPM / tempo de cada track, sendo que o software identifica a processa as músicas para o uso do DJ; análise dos dados do arquivo WAV, sendo que cada track é identificada e mostrada no display; banco de dados de Hot Cues, Cue Points, e Loops, além de criação de playlists.

Ademais, este novo modelo da Pioneer traz também o “Beatgrid”, que se trata de uma ferramenta que através da “quantização” da track, faz com que “cue points” e “loops” possam ser ajustados perfeitamente no beat do que se está tocando. A placa de som do aparelho é muito boa: 24-bit / 48 kHz, HID e MIDI Control, com compatibilidade via USB.

O “Pro DJ Link” que incorpora o CDJ permite que até 4 (quatro) aparelhos CDJ 2000 simultaneamente possam ser conectados via Link Port. Assim, uma só música pode ser acessada por qualquer um dos 4 aparelhos, venha ela de um “HD”, da USB ou de um cartão de memória.

Os controles do CDJ - comuns para quem já conhece algum aparelho da família Pioneer - vão ao absurdo número 35. Sim, são 35 os controles existentes na superfície do equipamento, que podem ser usados para disparar efeitos, softwares, controlar a track etc. Os controles HID foram implementados a fim de que haja uma interface superior, o que torna mais fácil e preciso o controle de sistemas como “Serato”, “Scratch Live”, “Native Instruments”, “Traktor” e “MixVibes Cross2”, sem a necessidade de se usar discos codificados.

A grande sacada da Pioneer, entretanto, foi criar uma ferramenta chamada “Needle Search”: no aparelho o DJ tem a leitura da música, na base do grande display, na forma de ondas sonoras (como no Traktor, Serato, etc). Ao correr o dedo pelo “pad” do display, o CDJ vai tocar imediatamente a parte da track em que o dedo do DJ parou (tipo “touch screen”). Em condições reais de uso, esse “feature” facilita muito, ficando muito fácil adiantar ou voltar a track.

Mais infos: www.slmbr.com, www.pioneerprodj.com ou (11) 3228-1278

Confira a matéria completa na edição 154 da Revista DJ Sound ou faça sua assinatura! Fonte: DJ Douglas Prata, DJ Sound
Anderson Dantas Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

2 comentários:

Igor Feijão disse...

Maquina irada hein....deve ser mto boa msm! =D

_____

NOVO POST
Estréia do novo quadro: Momento Bretânia!!
http://seriadobretania.wordpress.com/

Anônimo disse...

concerteza!!!!